Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 25 de setembro de 2011

Deputado capixaba aprova 118 projetos em sessão esvaziada ( SESSÃO RELÂMPAGO!!!! )

César Colnago (PSDB), que presidia a Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, disse que não cometeu nenhuma ilegalidade, mas admitiu que "é um rito que não é ético"

23/09/2011 - 20h46 - Atualizado em 23/09/2011 - 20h46

Globo Online - O deputado César Colnago (PSDB-ES), presidente da sessão meteórica da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que aprovou 118 projetos em pouco mais de três minutos na manhã de quinta-feira (22), disse nesta sexta-feira (23) que não cometeu nenhuma ilegalidade, mas admitiu que "é um rito que não é ético". A 'sessão relâmpago' foi registrada pelo repórter do Jornal O Globo, Evandro Éboli.
Quinta-feira, Colnago declarou aberta a sessão da CCJ e, com a presença apenas do deputado Luiz Couto (PT-PB), aprovou 31 concessões de radiodifusão, 65 renovações de concessão de radiofusão, nove projetos de lei e seis acordos internacionais.
Veja o vídeo da sessão meteórica "O problema não é regimental, é ético. Por isso, quando eu tenho que ir embora antes eu não assino a presença, porque você vota quando está ausente (se assinou a presença e a votação é simbólica)", disse. Ao ser indagado sobre o motivo de ter mantido a sessão com apenas um deputado presente, Colnago respondeu:
"Eu estava cumprindo o meu dever. Eu estava presente. A Casa funciona por consenso, se tem acordo podemos votar simbolicamente. Quando não tem vai a voto nominal. Mas isso precisa ser mudado", contou. Para abrir uma sessão na CCJ, a mais numerosa e mais importante da Câmara, são necessárias assinaturas de 36 deputados. Na sessão relâmpago, esse quórum existia, mas todos assinaram e foram embora, como ocorre em todas quintas-feiras.
"Tinha quórum, os deputados assinaram. Se eu dissesse que não teria sessão estaria agindo errado. Mas entendo que é um rito que não é ético".
O deputado justificou que havia acordo para votação das matérias apresentadas na sessão.
No entanto, na opinião de Colnago, a prática deveria ser alterada porque é importante a presença dos deputados em plenário. "Com a ausência em plenário (dos deputados) o debate fica pobre".
Na sessão de quinta-feira, a cada rodada de votação, Colnago consultava o plenário, como se estivesse lotado. - Os deputados que forem pela aprovação, a favor da votação, permaneçam como se encontram. Sentado na primeira fileira, Luiz Couto nem se mexia.
Em outro momento, Colnago fez outra consulta ao plenário:
- Em discussão. Não havendo quem queira discutir, em votação. Aprovado!
Declarada encerrada a sessão, Colnago dirigiu-se a Couto:
- Um coroinha com um padre, podia dar o quê?!. Couto é padre e Colnago revelou ter sido coroinha na infância. A secretária da CCJ, Rejane Salete Marques, também fez um comentário:
- Votamos 118 projetos! - disse para logo depois dar risadas. E Colnago continuou, falando com Couto: - Depois diz que a oposição não ajuda... Além das centenas de concessões e renovações de radiodifusão, a CCJ aprovou, neste pacote, acordos bilaterais do Brasil com a Índia, Libéria, Congo, Belize, Guiana e República Dominicana. Entre os projetos de lei, há um que trata de carteira de habilitação especial para portadores de diabetes e até a regulamentação da profissão de cabeleireiro, manicure, pedicure e "profissionais de beleza em geral".

FONTE: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/09/a_gazeta/minuto_a_minuto/971466-deputado-capixaba-aprova-118-projetos-em-sessao-esvaziada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário